sábado, 4 de setembro de 2010

Top 05: Clipes mais Polêmicos da historia

A partir dos anos 80 o mercado da música mudou com a chegada da MTV e a explosão de videoclipes. Na época, não bastava lançar um disco, single e fazer uma turnê para divulgar o novo material. A criação de um clipe já era algo obrigatório.

E com o passar do tempo, muitos artistas aproveitaram essa ferramenta de divulgação para também criar novos conceitos, interagir com o público e, em alguns casos, com ou sem intenção, polemizar.

E nesta lista de polêmicos, alguns dos maiores nomes da música Pop roubam a cena. São os casos de Madonna, Lady Gaga, entre outros.

Vamos conferir os 5 mais?


Alejandro - Lady Gaga
O novo e talvez maior fenômeno da música Pop dos últimos anos, Lady Gaga vem focando suas forças em seus mais recentes videoclipes, do disco "The Fame Monster".

Foi assim com a canção Telephone (feat. Beyoncé), um curta de aproximadamente 10 minutos que estabeleceu um novo padrão de superprodução para os vídeos musicais, nos dias de hoje.

Agora, com Alejandro, aposta em imagens fortes para criar uma nova polêmica: seu clipe é inovador ou apenas superestimado?

A menção a símbolos religiosos em algumas cenas deixou muitas pessoas desconfortáveis. Menos de 24 de horas após o lançamento de Alejandro, seu diretor Steven Klein se apressou em explicar algumas cenas. Em entrevista, ele disse que o simbolismo religioso não trazia nada de negativo, mas apenas uma representação da batalha da personagem entre forças obscuras e a salvação de sua alma.

Bem, mesmo explicando bastante, é inegável até mesmo para o diretor que algumas cenas têm conteúdo sensual, até demais da conta. Não é à toa que Lady Gaga tem agora mais um troféu para sua coleção: o do videoclipe mais polêmico de 2010.


Born Free - M.I.A.
A cantora é M.I.A. é polêmica e todo mundo sabe disso. Porém, ela voltou este ano mostrando que sempre pode surpreender seu público.

O clipe da canção Born Free é o mais recente desta lista e nem por isso o menos polêmico. Talvez, seja um dos mais. Tanto que a obra do diretor francês, Romain Gavras, traz diversas metáforas políticas, mas nem por isso foi bem recebido.

Para se ter uma ideia, Born Free chegou a ser excluído do canal de vídeos Youtube e hoje faz parte de conteúdo liberado apenas para maiores de idade.

E por que o clipe de M.I.A. é considerado tão polêmico? As cenas de violência falam por si só. Adolescentes são mortos por policiais e ao pisar em minas. Tudo é mostrado sem cortes.

Para muitas pessoas, Born Free extrapola no uso da violência. Um dos jovens atores "mortos" no clipe, chegou a sair em defesa da cantora ao falar que o clipe "mostra violência para acabar com a violência".



Like A Prayer - Madonna
Um clipe tão polêmico quanto famoso, Like A Prayer de Madonna é o mais antigo de nossa lista.

Dirigido por Mary Lambert, Like A Prayer ganhou prêmios e críticas. Suas referências religiosas incomodaram muitas pessoas, mas o conjunto da obra também tornou Like A Prayer um dos maiores de seu tempo.

O clipe ficou com a primeira posição dos "100 Vídeos que Quebraram Regras", lista criada pela MTV. Já o canal VH1 considerou Like A Prayer o segundo melhor videoclipe da história, atrás apenas de Thriller, de Michael Jackson.

O clipe gerou muita polêmica na época de seu lançamento (1989), pois algumas pessoas fizeram uma leitura errada de seus elementos. No vídeo, Madonna reza para um santo negro (São Martinho de Porres), beija a imagem, que chora, e vem a vida.

Muitas pessoas interpretaram a imagem de São Martinho de Porres como uma versão negra de Jesus Cristo. Devido a isso, muitos criticaram a passagem em que o santo beija Madonna.



Juicebox - The Strokes
O grupo The Strokes surpreendeu seu público com o clipe de Juicebox. Sempre comportados e em clipes com pouca história e mostrando sempre a banda tocando, desta vez os nova iorquinos resolveram inovar.

A música pode não ser uma das mais famosas do grupo, mas acabou recebendo maior atenção até mesmo pelo videoclipe que estreou chamando bastante atenção.

Em Juicebox, temos cenas de sexo explícitas e entre pessoas do mesmo sexo. O vídeo dirigido por Michael Palmieri acabou tendo que ser editado para então passar na televisão.

Após o lançamento de Juicebox nos canais musicais, Palmieri não perdeu tempo e soltou críticas. Um dos alvos foi a MTV dos Estados Unidos e sua censura ao clipe original.

Ficou Assim:


Pussy - Rammstein
O videoclipe de Pussy poderia ser muito bem encontrado na seção de filmes eróticos de qualquer loja online ou locadora. As cenas do recente single da banda alemã Rammstein são claras e diretas: enquanto aparecem tocando com roupas de latex, os integrantes da banda também são mostrados em diversas cenas sexo. Mas, nessas cenas eles foram substituídos por dublês de corpo.

Como era de se esperar, a versão censurada teve as imagens de sexo excluídas, mas ainda assim consegue manter o clima erótico.

Uma coisa é fato: não se pode chamar o grupo alemão de incoerente, uma vez que a letra de Pussy (gíria em inglês para "vagina") fala abertamente sobre sexo.

E como não poderia ser diferente, parte por toda essa promoção gerada pelo videoclipe de Pussy, o Rammstein garantiu o primeiro lugar na parada de singles da Alemanha.



Via youtoba.tv

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja um bom leitor: comente e deixe um blogueiro feliz!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Disqus for Esklerose Multipla