Serviço já gerou problemas em alguns países e agora começa a criar situações polêmicas em cidades brasileiras |
Você já deve conhecer o Street View, aquele serviço do Google Maps que permite ver fotos das ruas e "passear" virtualmente pela cidade. Muita gente se surpreendeu com a novidade, que foi lançada por aqui no fim de setembro, e adorou fazer um tour virtual pelas 51 cidades brasileiras fotogradas.
O que talvez você não saiba é que o serviço que chegou ao Brasil não é o mesmo lançado pelo Google em 2007. O Street View encarou muitos problemas; principalmente na questão da privacidade das pessoas. No começo, o serviço não tinha os recursos que borram rostos e placas de carros, por exemplo. Resultado: pilhas de reclamações. Algumas cidades norte-americanas chegaram a pedir ao Google para serem removidas. Fotos de instalações militares e de diversos outros prédios também foram excluídas do sistema.
Na Europa, a resistência foi ainda maior. Na República Tcheca o Street View foi banido completamente. Na Alemanha, o governo obrigou o Google a aceitar uma lista prévia de pessoas que não queriam ter suas casas fotografadas. Assim, o serviço nem foi lançado no país ainda.
Aqui no Brasil, muitas fotos já foram removidas pela exposição de pessoas seminuas ou em dois casos extremos -, pelo registros de cadáveres nas ruas do Rio de Janeiro e em Belo Horizonte. Se você se sentir ofendido por alguma imagem exibida no Street View, é fácil reclamar: em cada imagem do Street View há um link para "reportar um problema". Ali, você detalha o que aconteceu e o conteúdo vai ser reavaliado pelo Google.
Problemas à parte, sair por aí fotografando tudo sempre tem um lado engraçado. Os momentos inusitados captados pelos carros do Google já até viraram mania na Web. Existem, inclusive, blogs e sites que se especializaram em reunir estas imagens inusitadas clicadas pelas câmeras do Google Car.
Visite:
Via Olhar Digital
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja um bom leitor: comente e deixe um blogueiro feliz!
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.